Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Presidente do Conselho Nacional de Educação: "Podemos estar à beira de um momento histórico na educação"

por RTP

Em entrevista à RTP3, o presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes, disse que está esperançoso quanto às negociações entre o Governo e os professores.

Domingos Fernandes sublinhou, na noite de quinta-feira, os problemas que se arrastam há "décadas" e que o país se foi "habituando" à situação difícil em que os professores vivem.

Considerou, no entanto, que Portugal pode estar "à beira de um momento histórico na educação" e assumiu esperança numa "viragem" significativa que dê "estabilidade e tranquilidade" aos professores.

O presidente do CNE reconheceu que os docentes têm sido penalizados, mas que deve haver cedências "de parte a parte" nas negociações entre sindicatos e Governo.

Reconhece, da parte do Executivo, que o ministro da Educação "tem dado um sinal muito claro de que está disponível para negociar".

"Não tenho memória de um governo ter colocado à negociação com os sindicatos questões que se arrastam há décadas", acrescentou o responsável, admitindo que a proposta de aumentar as zonas pedagógicas é "um bom começo".

Sobre as greves em curso, considera que vieram criar "uma situação no país a que nunca tínhamos assistido" e que é agora necessário "tranquilizar a situação".
PUB