O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, em visita oficial de três dias a Portugal, recebeu hoje a chave da cidade de Lisboa, entregue pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carmona Rodrigues.
Carmona Rodrigues, que presidiu à cerimónia devido à ausência do presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, por "motivos de força maior", defendeu o aprofundamento dos laços entre Argel e Lisboa.
O vice-presidente da autarquia lisboeta lembrou ainda o Tratado de Amizade, Boa Vizinhança e Cooperação assinado em Janeiro deste ano durante a visita do ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes à Argélia, a primeira de um chefe de governo português.
"Na sequência desta aproximação política (Ó) novos laços surgirão entre Lisboa e Argel", salientou Carmona Rodrigues, defendendo uma estreita colaboração em áreas como o comércio, turismo, transportes e obras públicas.
O chefe de Estado argelino lembrou, por seu lado, a história da cidade de Lisboa e que as duas capitais estão ligadas pelo Acordo de Amizade e Cooperação, concluído em 26 de Setembro de 1998.
"Espero que a aplicação deste acordo seja acelerada para uma parceria efectiva entre as duas capitais", afirmou Abdelaziz Bouteflika.
O presidente da Argélia chegou hoje a Lisboa para uma visita oficial de três dias, destinada a reforçar os laços de cooperação entre os dois países.
Bouteflika iniciou a visita com um encontro com o seu homólogo português, Jorge Sampaio, devendo ainda hoje participar num encontro com a comunidade argelina residente em Portugal e num banquete oferecido pelo presidente português.
Na terça-feira, o chefe de Estado argelino encontra-se em Sintra com o novo primeiro-ministro português, José Sócrates, com quem assina vários acordos de cooperação.