Preço dos combustíveis. Montenegro diz que Governo tem de "agir já"

por RTP

Em Torres Novas para a inauguração da sede do PSD, no âmbito de programa de visitas no distrito de Santarém, Luís Montenegro acusou o Governo socialista de não ser "sério na questão dos combustíveis". Segundo o líder social-democrata, é preciso "não complicar" e "ter um mecanismo automático" que compense o aumento dos preços.

"Desde a primeira hora que o Partido Socialista não tem sido sério na questão dos combustíveis", acusou Luís Montenegro, referindo que logo no início da legislatura o Governo aumentou o ISP.

Os portugueses estão a "sofrer os efeitos da inflação há muito tempo", embora a variação dos preços dos combustíveis se tenha atenuado. Mas agora, continuou o líder social-democrata, "são muitas semanas seguidas".

"É uma questão de ter um mecanismo automático. A partir de determinado valor, o Governo tem de compensar os aumentos que decorrem da variação de mercado, tem de compensar aquilo que está a arrecadar a mais em IVA descendo o ISP", explicou, acrescentando que isso já foi feito anteriormente.

"É não complicar", frisou. "É tornar automático aquilo que já se mostrou ser uma possibilidade que o Governo tem à sua disposição".

Para Montenegro, esta é "uma política que, neste caso, não é séria e (...) não tem qualquer tipo de sensibilidade".
PUB