Praia de Matosinhos ostenta agora a bandeira verde

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Depois de interdita a banhos durante três épocas balneares consecutivas a praia de Matosinhos hasteou, este ano, as bandeiras verde e amarela por apresentar níveis de qualidade da água satisfatórios.

Contactado hoje pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, sustentou que importa agora "ter muita atenção para que tudo funcione como deve ser", para que a água da praia de Matosinhos mantenha esta qualidade.

"A praia de Matosinhos esteve interdita quando factores externos perturbaram a sua qualidade", lembrou o autarca.

Considerada pela Quercus, em 2005, como a pior praia portuguesa, a praia de Matosinhos iniciou esta época balnear, a 01 de Junho, com a bandeira verde hasteada.

De acordo com dados disponíveis no site do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (www.snirh.pt ), a praia de Matosinhos registou entre 21 e 27 de Maio uma classificação de qualidade da água "Aceitável", sendo que na semana anterior a água estava "Boa".

A praia de Matosinhos esteve interdita a banhos nas épocas balneares de 2004, 2005 e 2006, sendo que, no ano passado, Guilherme Pinto justificou a interdição com a poluição provocada pela Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sobreiras, no Porto.

Outros factores que podem interferir na qualidade da água são, segundo o autarca, as chuvas fortes, que podem levar para o mar a poluição acumulada nas margens dos rios e ribeiros, bem como a alteração da relação de forças entre o mar e o rio Onda.

O autarca já explicou que a força do mar retém, no rio Onda, a poluição causada por vacarias do concelho da Maia, mas a partir de meados de Agosto a relação de forças inverte-se.

Apesar de interdita a banhos durante tanto tempo, a praia de Matosinhos nunca deixou de ter inúmeros banhistas que, indiferentes ao seu historial, aproveitam o bom tempo e as férias do Verão para passear junto ao mar.

Duas das 12 praias concessionadas do concelho de Matosinhos - Memória e Pedras do Corgo - foram distinguidas este ano com a Bandeira Azul.

Guilherme Pinto pretende que, no próximo ano, outras também consigam arrecadar este símbolo de qualidade das praias.

PUB