Foto: Sandra Henriques - Antena 1
O Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA) foi um dos pontos chave da Revolução de 25 de abril de 1974, e está aberto ao público desde 2001, numa colaboração entre o município de Odivelas e o Regimento de Engenharia N.º 1.
O Posto de Comando do MFA estava instalado no então Quartel do Regimento de Engenharia N.º 1, na Pontinha, que atualmente pertence ao concelho de Odivelas.
O edifício foi escolhido porque esta era uma unidade de confiança do MFA e ficava à entrada de Lisboa, com acessos fáceis ao centro da cidade. Para além disso, era um local discreto, visto que o Posto de Comando do MFA foi montado num barracão que funcionava na altura como zona de arrumação e ao mesmo tempo como biblioteca.
Desde 2001 o Posto de Comando do MFA funciona como um núcleo museológico e tem visitas guiadas, organizadas pela Câmara Municipal de Odivelas.
Hoje em dia fica dentro do Quartel da Unidade de Intervenção da GNR. O edifício vai entrar em obras a partir de dia 26, mas a sala principal vai manter-se fiel ao original, até porque é monumento nacional desde 2015.
Nesta reportagem conhecemos o espaço com a ajuda de um técnico da autarquia.