Portugal é o sétimo país em número de utilizadores do Orkut

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 21 Nov (Lusa) - Portugal é o sétimo país do Mundo em número de utilizadores da rede social na Internet Orkut, com 0,39 por cento do total de membros registados, revelam os dados demográficos presentes hoje neste serviço da Google.

O Brasil, com 53,41 por cento dos utilizadores, é o país mais representado no Orkut, rede onde supostamente estaria alojada uma página de alegado incentivo à automutilação e ao suicídio colectivo, visitada por um grupo de adolescentes de Vale de Cambra.

Estados Unidos (18,27%, Índia (15,89%), Paquistão (1,18%), Reino Unido (0,54%) e Japão (0,41%) são os restantes países à frente de Portugal, que supera o número de registados do Canadá (0,35%), Itália (0,34%), México (0,33%).

O acesso ao Orkut é feito através da conta pessoal do Google e está reservado a adultos, sendo a faixa etária dominante a dos 18 aos 25 anos (61,53 por cento), seguida da dos 26 aos 30 anos (10,11%).

Apesar de ser de inscrição livre e grátis, o Orkut tem uma política de remoção de conteúdo que seja considerado "ofensivo, prejudicial ou perigoso".

Essa remoção é feita normalmente depois de denúncia, dado que o Orkut reconhece que "seria quase impossível verificar todos os tópicos em comunidades, as fotos e mudanças em perfis" das suas centenas de utilizadores.

O Orkut surgiu na Internet em 19 de Janeiro de 2004, como criação do engenheiro turco Orkut Büyükkokten, que aproveitou os 20 por cento de tempo de trabalho (um dia por semana, por exemplo) que a Google dá aos seus quadros para desenvolverem projectos pessoais.

Quando o Orkut apareceu, o Friendster era a rede social mais activa, mas ao longo dos anos foi ultrapassada por outras, como o Hi5, MySpace e Facebook, a rede que mais tem crescido nos últimos anos.

LinkedIn, Vox, Multiply, Babe, Buzznet, iMee, Hoverspot e Facebox são outras redes sociais que têm conquistado adeptos.

A Microsoft também tem a sua rede social, Live Spaces, e a Yahoo! iniciou recentemente a fase de testes da rede Mash, depois do fracasso da Yahoo 360.

Apesar das diferenças, quase todas as redes sociais funcionam na lógica da Web 2.0 (ou Web Social), permitindo que cada pessoa crie a sua página e participe em comunidades temáticas, que podem também ser criadas por qualquer utilizador.

O acesso às comunidades pode ser livre ou reservado a convidados, que fazem parte da rede de "amigos" de cada utilizador.

FZ.

Lusa/Fim


PUB