Portagens dos actuais concessionários de auto-estradas vão passar para as Estradas de Portugal

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

As Estradas de Portugal SA terão como fontes de receita no futuro as portagens das auto-estradas nacionais que actualmente têm outros concessionários (caso da Brisa) e que com o fim desses contratos passarão para a sua órbita.

Em termos de curto prazo, as Estradas de Portugal SA terão como receitas as portagens da auto-estrada do Douro Litoral (neste momento sem custos para o utilizador) e da concessão do túnel do Marão, declarou em conferência de imprensa o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

"As Estradas de Portugal terão como receitas a contribuição do serviço rodoviário e passarão a ter também como receitas os montantes provenientes das auto-estradas que passarão a ter portagens no futuro", referiu Mário Lino no final do Conselho de Ministros.

Em termos de curto prazo, segundo o membro do Governo, as Estradas de Portugal passarão a ter como receita as portagens da auto-estrada do Douro Litoral e o túnel do Marão (troço da A-4 entre Amarante e Vila Real).

Por outro lado, apontou Mário Lino, "quando terminarem os actuais contratos de concessão das auto-estradas que já existem e que têm portagem, essas auto-estradas (que neste momento não estão no perímetro da responsabilidade das Estradas de Portugal), passarão então a fazer parte da concessão das Estradas de Portugal, constituindo assim novas fontes de receita da empresa".

O ministro das Obras Públicas disse ainda que as Estradas de Portugal SA vão também "beneficiar de fundos comunitários, além de receitas menores, como a publicidade".

"Mas não haverá introdução de portagens em estradas que hoje não estão portajadas e que nem sequer são auto-estradas", salientou Mário Lino no final do Conselho de Ministros.

Neste ponto, o titular da pasta das Obras Públicas aproveitou para frisar que a auto-estrada entre Vila Real e Bragança "não será portajada".

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