Foto: Rafael Marchante - Reuters
O CDS quer ouvir no parlamento o ministro das Infraestruturas e os técnicos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Em causa a notícia avançada pela revista Visão sobre a Ponte 25 de Abril e a necessidade de obras naquela infraestrutura que liga as duas margens do rio Tejo.
O ministério das Infraestruturas tinha pedido às Finanças a autorização para avançar com as obras há cerca de seis meses mas a verba apenas foi disponibilizada agora, depois de ter sido revelada a investigação.
Entretanto já foram autorizadas as obras urgentes na Ponte 25 de Abril. Vão ser gastos 18 milhões de euros em trabalhos de manutenção.
No documento do LNEC é feito o alerta para a necessidade de obras urgentes. Há fissuras que aumentam todos os meses. Os técnicos dizem que a ponte ainda é segura mas as obras têm que ser feitas, como conta a jornalista Rosa Azevedo.
CDS na frente do pedido de esclarecimentos
A Visão acrescenta que o CDS vai dar uma conferência de imprensa esta quinta-feira para anunciar a chamada do ministro das Infraestruturas e do LNEC ao Parlamento.
Heitor de Sousa anuncia que o Bloco de Esquerda vai requerer o relatório e perguntar ao Governo "porque é que demorou tanto tempo" a tomar medidas.
Quanto ao PCP não se pronuncia.
Em defesa do Governo, o deputado André Pinotes Batista disse à Visão que desconhece o relatório do LNEC e acrescenta que nenhum político quer ter uma morte na consciência.