Pneus usados na Madeira vão ser enviados para o Continente para reciclagem

por Agência LUSA

Os pneus usados na Madeira vão passar a ser exportados, depois de triturados, para o Continente, onde serão reutilizados na produção de energia, estipula um contrato hoje celebrado no Funchal.

O acordo foi firmado entre a ValorPneu (Sociedade de Gestão de Pneus) e a Valor Ambiente (Gestão e Administração de Resíduos da Madeira) e visa assegurar uma melhor gestão deste tipo de material.

"Os madeirenses terão apenas de transportar os pneus usados para a estação de tratamento de resíduos na Meia-Serra", destacou Joana Rodrigues, da Valor Ambiente.

Nesta infra-estrutura, a empresa vai "receber, armazenar, fragmentar, colocar em contentores e transportar o material para os portos do Caniçal (Madeira) e depois para o de Lisboa, onde a Valor Pneu irá levar a retomadores autorizados, estando prevista a sua valorização energética", explicou Joana Rodrigues.

A Valor Ambiente receberá 137 euros por cada tonelada de pneus triturados produzida na Região.

A Madeira produz todos os anos cerca de 1.300 toneladas deste tipo de material, existindo actualmente cerca de 6.500 toneladas por tratar.

Por seu turno, Hélder Pedro da Valor Pneu, anunciou que a empresa está a projectar criar na Madeira pontos de recolha visando a reciclagem também de veículos em fim de vida e baterias.

"O país gera por ano cerca de 150 mil veículos em fim de vida e só chega à reciclagem entre 10 e 20 por cento", disse.

A cerimónia de assinatura do acordo contou com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que afirmou estar "disponível um bom caminho para os cidadãos" no sentido de colaborarem para assegurar a melhor gestão de resíduos na Região.


PUB