A Polícia Judiciária deteve, no Montijo (Setúbal), um homem procurado pelas autoridades brasileiras por suspeita de crimes de abuso sexual contra as suas filhas menores, de 10 e 14 anos, anunciou hoje aquela autoridade judicial.
De acordo com a Polícia Judiciária (PJ), o estrangeiro de 47 anos era procurado pelas autoridades judiciárias do Brasil e pode vir a ser condenado a uma pena de 15 anos de prisão.
Os factos ocorreram entre 2019 e 2022 numa localidade no estado de Santa Catarina, no Brasil.
"O suspeito, valendo-se da sua autoridade paterna, submeteu as menores, de forma reiterada, a diversas formas de abuso sexual de relevo", lê-se numa nota da PJ.
A entidade acrescenta que as "ações criminosas vieram a intensificar-se sobre a filha mais nova, a partir de setembro de 2022, cessando apenas em março de 2023, quando os progenitores se encontravam em processo de divórcio, tendo esta revelado à mãe e à irmã os graves abusos sofridos, que incluíam violações".
O detido irá ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, instância superior responsável pela aplicação de medida de coação em casos de mandados de captura internacionais.