O Papa João Paulo II elogiou terça-feira o Governo português por este ter apoiado os esforços para incluir uma referência ao cristianismo na constituição europeia.
João Paulo II fez estas declarações na residência de verão de Castel Gandolfo, ao receber as cartas credenciais do novo embaixador de Portugal no Vaticano, João Alberto Bacelar da Rocha Paris.
De acordo com a agência Catholic World News, nas suas declarações o Papa louvou Portugal por "destacar a identidade cristã da Europa", quando se preparava o texto da constituição da Europa.
Em Junho, quando os Estados Membros optaram por um texto constitucional que não inclui nenhuma menção específica à herança cristã da Europa, o porta-voz do Papa, Cardeal Joaquín Navarro-Valls, observou que a Santa Sé faria questão de agradecer aos Governos que apoiaram a malograda tentativa.
O Papa também expressou a sua satisfação pela assinatura, em Maio passado, de uma nova Concordata entre Portugal e a Santa Sé.
Para o Santo Padre, a nova Concordata, que substitui a anterior, datada de 1940, "é a expressão viva do consenso ponderado" entre o Governo e a Igreja.
A Concordata, acrescentou o Papa, vai "reforçar a presença da alma cristã, profundamente enraizada nos laços históricos entre a Igreja e Portugal".
João Paulo II disse ainda que Portugal deve continuar sempre "aberto aos novos desafios da sociedade" e encorajou o Governo a assumir um papel activo nos assuntos europeus e do mundo em geral, no sentido de ultrapassar disparidades na riqueza e, entres outros problemas, combater a indiferença em relação aos direitos humanos.