Novo aeroporto de Lisboa poderá ir para Alverca e não para o Montijo

por RTP

Foto: Abhirup Roy - Reuters

Alverca pode ser uma alternativa ao Montijo para a expansão do aeroporto de Lisboa. Os defensores desta proposta apostam numa nova pista em Alverca, paralela à de Lisboa, e construída sobre um mouchão, uma das pequenas ilhas do rio Tejo.

É uma solução que está, segundo os promotores, mais desenvolvida do que a do Montijo: o aproveitamento da Base Aérea de Alverca era uma hipótese considerada inviável porque a pista da Portela não é paralela à existente em Alverca, não permitindo movimentos simultâneos de descolagem e aterragem.

Mas esta proposta avança com a construção de uma nova pista, paralela à de Lisboa. A área disponível vai muito para além da atual base aérea.
Os defensores de Alverca querem que esta infraestrutura passe a receber os voos de longo curso e o aeroporto Humberto Delgado apenas os de médio curso.

Luis Coimbra, especialista em gestão aeroportuária, estudou durante anos as alternativas a Lisboa e, mesmo com o problema das pistas resolvido, antevê outros inconvenientes.

Os promotores do estudo sobre Alverca agora lançado dizem que a opção pelo Montijo foi da concessionária e não do Governo. Afirmam que ainda há tempo para debate nesta questão, que dizem ter consequências de longo prazo para o país.
PUB