Nova Piscina Municipal do Barreiro vai ser construída em terreno do corredor de protecção da nova ponte
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, anunciou que a nova Piscina Municipal vai ser construída na urbanização dos Fidalguinhos, junto à nova Escola Superior de Tecnologia, num terreno que está no corredor de protecção da nova ponte.
"O terreno não é grande, mas depois de uma pesquisa acentuada, decidimos que ficava nos Fidalguinhos. Apesar de estar no corredor de protecção da Terceira Travessia sobre o Tejo, a REFER já se pronunciou favoravelmente e vai ser aberto o concurso para o projecto da nova Piscina Municipal", referiu o autarca.
O vice-presidente Joaquim Matias explicou que a CCDR-LVT não se pronunciou sobre o que poderá implicar um caso de "deferimento tácito", anunciando que o equipamento vai ser construído "num intervalo de prédios" que existe no local, pertencente à freguesia do Lavradio.
Joaquim Matias lembrou ser caricato que a reserva do espaço canal esteja entregue a duas entidades e não apenas uma, mas enfatizou o facto da resposta da REFER ser determinante, razão pela qual a autarquia só contactou a CCDR posteriormente.
A proposta foi aprovada por unanimidade de toda a vereação, mas Emídio Xavier, vereador sem pelouro, ainda levantou algumas dúvidas legais pelo facto de a Piscina Municipal ir ser construída nos terrenos de protecção da nova ponte, apesar de referir que a zona proposta se enquadra no que tinha previsto.
Carlos Humberto explicou então que o parecer decisivo era da REFER e que a resposta da CCDR-LVT iria em princípio depender desse parecer, que foi positivo, o que levou a que a proposta fosse aprovada por unanimidade.
A Lusa contactou a REFER para obter alguns esclarecimentos sobre a situação, mas até ao momento não obteve qualquer resposta à sua solicitação.