A vila de Alcoutim, um dos símbolos da interioridade do Algarve, encontra-se a partir de hoje a apenas 15 minutos da costa algarvia, graças à inauguração do troço do IC-27 entre aquela povoação fronteiriça e a barragem de Odeleite.
O troço, inaugurado pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, tem quase 20 quilómetros de extensão e faz a ligação da vila ao primeiro troço, já construído, entre a barragem de Odeleite e Monte Francisco.
A nova estrada substitui a velha EN-122, estrada às curvas com cerca de 40 quilómetros, que um veículo ligeiro demorava 35 a 40 minutos a percorrer.
Alcoutim é sede de um dos mais desfavorecidos concelhos do Algarve, situado no nordeste da região, desde sempre abandonado pelas populações em busca de melhores condições de vida no litoral algarvio.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara local, Francisco Caimoto Amaral, afirmou tratar-se de um dia de festa para os alcoutanejos, pois "a partir de hoje é exequível viver em Alcoutim e trabalhar em Vila Real de Santo António, ou vice-versa".
"A partir de hoje, também somos algarvios (Ó) É o dia da quebra do isolamento de uma vez por todas. A partir de hoje não mais se ouvirá dizer +vou ao Algarve+ a um habitante de Alcoutim que vá a Vila Real de Santo António", disse.
O autarca apontou a ligação da capital de concelho a Beja através do IC-27 como o próximo objectivo no que respeita às acessibilidades, observando que muitos jovens seus conterrâneos estudam na capital do Baixo Alentejo.
Segundo o Instituto das Estradas de Portugal, a ligação entre Alcoutim e Beja encontra-se em fase de estudo prévio, com a audição pública do estudo de impacto ambiental.
Na inauguração, que decorreu ao fim da manhã, o secretário de Estado das Obras Públicas anunciou o avanço definitivo do projecto de execução da ponte entre Alcoutim e a povoação espanhola de San Lucar del Guadiana, sobre o rio que, naquele lugar, marca a fronteira entre os dois países.
O governante garantiu que o Estado português tentará concretizar o projecto, com um custo estimado em 7,5 milhões de euros, ainda ao abrigo do III Quadro Comunitário de Apoio.
O projecto não se encontra consagrado nos planos rodoviários de Portugal e Espanha, mas poderá ser aditado por vontade dos dois Governos.
Actualmente, a travessia entre as duas povoações fronteiras é assegurada por barco, sendo a ligação rodoviária mais próxima feita através da Ponte Internacional do Guadiana, junto a Castro Marim, a cerca de uma dezena de quilómetros da costa algarvia.