Reportagem

Nobre de Sousa tomou posse como chefe do Estado-Maior da Armada

por RTP

O vice-almirante Jorge Nobre de Sousa tomou posse esta sexta-feira como novo chefe do Estado-Maior da Armada, sucedendo ao almirante Henrique Gouveia e Melo, condecorado logo depois pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Foto: Tiago Petinga - Lusa

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por RTP

Marcelo vinca "circunstâncias" que marcaram exercício de funções de Gouveia e Melo

Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o seu discurso no Palácio de Belém para relembrar as circunstâncias que marcaram o exercício de funções de Gouveia e Melo.

“Todas as pessoas são elas próprias e a sua circunstância. E, para se compreender o desempenho que foi o seu, tem de se compreender a circunstância. E há várias circunstâncias que o marcam: primeiro, o vir de um domínio muito específico (…) que é o dos submarinos”, começou por dizer.

“Segundo, o facto de em várias circunstâncias ter sido porta-voz: porta-voz da Marinha e, em algumas circunstâncias, de alguma maneira também do Estado-Maior das Forças Armadas, o que lhe permitiu um contacto privilegiado com a sociedade civil e uma compreensão de um fenómeno mediático em transformação na sociedade portuguesa”.

Mais tarde, veio “a situação extraordinária” da pandemia de covid-19 que permitiu a Gouveia e Melo “o protagonismo daquilo que foi uma campanha, logo que houve disponibilidade de dispor de vacinas, de vacinação em Portugal ao longo do ano 2021”.

“É este somatório (…) que está presente no momento da entrega das insígnias correspondentes à Grã-Cruz da Ordem de Cristo”, vincou o presidente da República.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Almirante Gouveia e Melo condecorado

Marcelo Rebelo de Sousa acaba de condecorar o almirante Gouveia e Melo com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. "Trata-se de reconhecer o mérito no exercício de funções da parte do senhor almirante Henrique Gouveia e Melo enquanto chefe de Estado maior da Armada", declarou o presidente da República.

O chefe de Estado destacou “os contactos internacionais (…) muito acentuados no exercício desta função”, assim como o aprofundamento da “relação com os centros de excelência científicos e universitários, portugueses e estrangeiros” e a conjugação de esforços “com a indústria portuguesa”.

“Vossa excelência inicia as suas funções no final do ano de 2021; a guerra na Ucrânia começa em 2022, poucos meses depois”, recordou Marcelo Rebelo de Sousa, destacando a fase do conflito em que a Rússia começou a usar veículos não tripulados.

“Essa é uma vertente a que dedica muita da sua atenção, quer na sofisticação e superação dos problemas iniciais, quer no estímulo à indústria e à investigação no nosso país e lá fora, quer no investimento (…) em novas capacidades”, acrescentou.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Gouveia e Melo deu forte abraço a Nobre de Sousa

A passagem de testemunho no Palácio de Belém contou com a presença do antecessor no cargo, almirante Henrique Gouveia e Melo, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general Nunes da Fonseca, dos chefes militares do Exército e Força Aérea, entre outras personalidades.

Terminada a cerimónia, seguiram-se os cumprimentos habituais. Nobre de Sousa foi cumprimentado pelo presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez uma ronda pela sala até chegar ao almirante Henrique Gouveia e Melo, que assistia à cerimónia, a quem apertou a mão.

Na passagem de testemunho, Gouveia e Melo deu um forte abraço a Nobre de Sousa, que esteve também acompanhado pela família.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Nobre de Sousa já tomou posse

Já tomou posse o vice-almirante Jorge Nobre de Sousa como novo chefe do Estado-Maior da Armada. “Eu, abaixo-assinado, afirmo solenemente, pela minha honra, que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas”, declarou na cerimónia no Palácio de Belém.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Duas cerimónias no Palácio de Belém

O vice-almirante Jorge Nobre de Sousa toma posse como novo chefe do Estado-Maior da Armada, e, logo depois o almirante Gouveia e Melo é condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Os dois momentos vão decorrer em cerimónias separadas, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Na primeira, às 12h00, o vice-almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa vai tomar posse como chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), sendo promovido ao posto de almirante.

Jorge Manuel Nobre de Sousa assumiu o cargo de 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas em julho de 2022, e dirige o Comando Conjunto para as Operações Militares.

Nascido em 1963, ingressou na Escola Naval em 1981, e foi promovido a aspirante em 1987.

Ao longo da sua carreira, o vice-almirante integrou inúmeras missões, nomeadamente da NATO, e exerceu várias funções, entre elas, a de Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, comandante naval, Chefe do Estado-Maior do Comando Naval, prestou serviço na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada e foi também comandante do Corpo de Fuzileiros.
PUB