Nazaré quer melhorar condições de quartos particulares alugados a turistas

por Agência LUSA

A Câmara da Nazaré quer melhorar as condições com que são recebidos os turistas quando alugam quartos naquela vila, prometendo reforçar a fiscalização e promover cursos de formação para os proprietários.

Em comunicado, a autarquia promete "mais informação, mais formação e fiscalização mais activa" para promover a qualidade do alojamento turístico particular naquela vila, que recebe milhares de turistas durante a época balnear.

Para o presidente da associação local de proprietários, José Maria Caneco Martins, é necessário "melhorar o serviço e a abordagem ao cliente" pelo que a Câmara e a associação vão criar "cursos de formação dirigidos aos proprietários de alojamento particular".

"Quem não fizer a formação ou quem não tiver bom aproveitamento não poderá estar na rua com placa" de aluguer, explicou o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso.

O autarca prometeu maior atenção à "regulamentação e fiscalização da actividade", garantindo que "quem infringir, é multado. Não há um único perdão de multa e em caso de reincidência, as coimas serão agravadas".

Embora reconhecendo que o arrendamento de quartos "ainda é uma forma de subsistência para algumas famílias", Jorge Barroso sustentou que deve existir mais cuidado na promoção desta actividade e no serviço aos clientes.

"Se queremos bons turistas, não os podemos tratar mal", defendeu, considerando que, nalguns casos, "têm de ser tomadas medidas radicais, mas com as pessoas, não contra elas".

"O sector tem de se organizar, mas se trabalharmos todos em conjunto, este negócio terá futuro", concluiu.


PUB