Almeida Henriques não resistiu ao agravamento dos sintomas da Covid. A informação foi avançada pelo próprio município de Viseu. Estava internado no Hospital São Teotónio há três semanas. Tinha 59 anos. A Câmara de Viseu decreta luto municipal por três dias.
"O Município de Viseu informa, com enorme pesar, que o Presidente da Câmara, António Almeida Henriques, faleceu esta manhã no Hospital de São Teotónio, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19", lê-se numa nota de imprensa da Câmara, enviada à agência Lusa.
Tinha bronquite asmática e durante o internamento foi-lhe diagnosticado um enfisema pulmonar.
António Almeida Henriques tinha 59 anos e era Presidente da Câmara Municipal de Viseu desde 2013. Ocupou diversas funções de grande responsabilidade, tanto ao nível do associativismo, como a nível político, recorda o município.
Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011. Entre 2011 e 2013, exerceu funções como Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho.
O autarca social-democrata realizou o teste à covid-19 em 4 de março e, apesar do resultado positivo, sentia-se bem e "apenas com sintomas ligeiros". Continuou a trabalhar a partir de casa.
No entanto, poucos dias depois, devido à agudização dos sintomas, dirigiu-se às urgências do Hospital de São Teotónio e acabou por ficar internado "para melhor avaliação da evolução".
Em 10 de março, Almeida Henriques foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos, devido "agravamento da insuficiência respiratória", que "levou à necessidade de entubação e ventilação mecânica". Faleceu este domingo.
A Câmara de Viseu decreta luto municipal por três dias, a partir de amanhã.