O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro da Defesa, Nuno Melo, visitam os militares portugueses das Forças Nacionais Destacadas na Roménia, que integram a missão da NATO naquele país.
As Forças Nacionais Destacadas (FND) na Roménia – país que faz fronteira com a Ucrânia - são compostas por uma Companhia de Atiradores Mecanizada e uma Força de Operações Especiais, englobando 241 militares dos três ramos das Forças Armadas, que participam em exercícios e treinos com unidades congéneres.
Portugal integra, desde 2022, a missão "Enhanced Vigilance Activities" da NATO, que tem por objetivo afirmar a coesão e determinação dos membros da Aliança Atlântica e aumentar a prontidão desta organização, reforçando a capacidade de dissuasão e demonstrando o empenhamento na defesa coletiva.
A visita ao contingente português ocorrerá no aquartelamento de Caracal onde serão prestadas honras militares, seguindo-se uma apresentação do enquadramento das FND e um lanche convívio com os militares portugueses, com um discurso do primeiro-ministro, no qual Montenegro levará “uma mensagem de solidariedade nesta época natalícia”.