Fotografia: Nuno André Ferreira - Lusa
Portugal conseguiu pela primeira vez resultados “significativamente superiores” à média da OCDE nos testes PISA em ciências e literatura. O Ministro da Educação constata “com enorme satisfação, orgulho e sentido de responsabilidade” os dados agora revelados.
Além dos 501 pontos em literacia científica, os alunos portugueses conseguiram atingir 498 pontos em literacia de leitura e ficaram-se pelos 492 pontos em literacia matemática.
Os resultados do PISA permitem avaliar o nível de preparação dos jovens para entrar na vida ativa ou prosseguir estudos superiores, à medida que estes se aproximam do fim da escolaridade obrigatória, refere o Ministério da Educação.
"Melhoria gradual e consistente"
A apresentação dos resultados teve início na manhã desta terça-feira em Sintra, contando com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Educação, João Costa.
O Ministro da Educação constatou “com enorme satisfação, orgulho e sentido responsabilidade” a melhoria de resultados de Portugal na literacia científica, matemática e leitura.
Tiago Brandão Rodrigues aproveitou a ocasião para congratular os jovens, pais, funcionários docentes e não docentes e “todos aqueles que têm dedicado a sua vida à educação no nosso país”.
“Podemos hoje dizer (…) que o nosso sistema educativo tem vindo a melhorar de forma gradual e consistente nesta série longa”, garante o governante.
Brandão Rodrigues sublinha ainda que a evolução positiva aparece associada a um “processo de alargamento da escolaridade” e a uma baixa desigualdade em relação a outros países.