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Ministério da Educação diz que o sistema educativo português "é o único da OCDE que apresenta melhorias significativas"

por RTP
Em Portugal participaram 276 escolas, 5.932 alunos e 5.452 professores, de todas as regiões do país Reuters

Em reação aos resultados hoje revelados pelo relatório PISA (Programme for International Students Assessment) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Ministério da Educação realça que o sistema educativo português é o único "que apresenta melhorias significativas" em leitura, matemática e ciências, desde a primeira edição, no ano 2000.

As competências analisadas no estudo são leitura, matemática e ciências. São ainda avaliadas as capacidades para mobilizar esses conhecimentos na resolução de problemas do dia-a-dia nas sociedades contemporâneas, o ambiente escolar e as condições de equidade na aprendizagem.

Diz o Ministério da Educação que a edição do PISA 2018 avaliou pela terceira vez a literacia de leitura como domínio principal.

Ao todo foram avaliados 79 países/economias de todo o mundo e cerca de 600 mil alunos. Em Portugal participaram 276 escolas, 5.932 alunos e 5.452 professores, de todas as regiões do país.

No domínio principal - a leitura - Portugal obteve uma pontuação média de 492 pontos, cinco pontos acima da média da OCDE (487 pontos).

"Considerando os dois ciclos em que a leitura foi domínio principal, o resultado nacional alcançado em 2018 ficou significativamente acima da média obtida em 2000 (mais 22 pontos) e três pontos acima da média de 2009", diz o Ministério. 

Em ciências, Portugal obteve 492 pontos, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos).

"Na leitura comparada com os resultados de ciclos anteriores observou-se um decréscimo da pontuação média relativamente ao ciclo de 2015 (uma diferença de nove pontos). Este resultado acompanha a tendência decrescente da pontuação média da OCDE na avaliação das ciências", adianta o Ministério da Educação.

Em literacia matemática, Portugal obteve 492 pontos no ciclo de 2018, três pontos acima da média da OCDE (489 pontos). "Comparando os resultados alcançados em 2018 com os de ciclos anteriores, em que a matemática foi o domínio principal avaliado, verifica-se um aumento de 26 pontos relativamente a 2003, e de cinco pontos relativamente a 2012. Entre o ciclo de 2015 e o de 2018, a pontuação média em matemática não se alterou significativamente", avalia o Ministério.

A avaliação do PISA também recolhe informação cuja finalidade é a contextualização dos resultados de desempenho dos alunos.

Uma das dimensões de contextualização considerada no PISA é a da equidade da educação, e um dos índices utilizados é o Estatuto Socioeconómico e Cultural (ESCS).

"Em Portugal, a probabilidade de um aluno de entre os 25% mais desfavorecidos obter uma pontuação abaixo do nível 2 de proficiência é aproximadamente três vezes maior do que a de um aluno com estatuto socioeconómico superior obter essa pontuação", indica o Ministério. "O efeito do estatuto socioeconómico e cultural no desempenho em leitura é maior em Portugal do que no conjunto dos países da OCDE".

"A diferença da pontuação em leitura entre os alunos portugueses mais favorecidos e os menos favorecidos é de 95 pontos, sendo que 13,5% da variação dos resultados pode ser explicada pelo ESCS dos alunos (valor semelhante ao obtido na OCDE - 12%)", acrescenta ainda o ME.

C/ Lusa
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