Mau tempo. Granizo e vento forte derrubam árvores, estruturas e provocam inundações

por Antena 1

Foto: Glenn Carstens-Peters - Unsplash

O mau tempo que se fez sentir este sábado na região norte interior do continente provocou algumas quedas de árvores e inundações.

O comandante José Miranda da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deu conta de 50 ocorrências, entre elas o derrube pelo vento e granizo de árvores e algumas estruturas.

As regiões mais efetadas foram os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 10 distritos sob aviso amarelo até às 9 da noite: Bragança, Viseu, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Já a Proteção Civil alterou de amarelo para laranja o aviso de mau tempo até às 18h00 nos distritos da Guarda, Bragança, Castelo Branco e Vila Real. É esperada "precipitação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes".

A ANPC manteve os restantes distritos do continente com aviso amarelo até ao período da tarde de domingo.

Este sábado, durante a manhã, a Proteção Civil apelou à população para que tome medidas preventivas face à mudança do estado do tempo, do interior para o litoral, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo, trovoada e rajadas.

(c/ Lusa)
PUB