Marcelo e Montenegro participam no funeral dos bombeiros que morreram em Tábua

por RTP
António Antunes - RTP

O presidente da República e o primeiro-ministro participam, este sábado, no funeral dos três bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha que morreram na terça-feira num incêndio no concelho de Tábua.

Luís Montenegro chegou acompanhado pela ministra da Administração Interna. A ministra da Justiça e o presidente da Assembleia da República também marcam presença.

As cerimónias arrancaram às 16h00 no Quartel dos Bombeiros da povoação, onde decorreu o velório.

A missa decorreu no quartel e foi celebrada pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Esteve também presente o cardeal D. Américo Aguiar, capelão da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Os três bombeiros, duas mulheres e um homem, foram depois sepultados no Cemitério de Vila Nova de Oliveirinha.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, informou que vai propor a atribuição da medalha de mérito e altruísmo aos três bombeiros da corporação de Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha.

Em declarações à chegada à cerimónia fúnebre, o antigo presidente da liga dos bombeiros, Jaime Marta Soares, criticou a falta de ação dos sucessivos governos e apelou a um pacto de regime em matéria de prevenção de fogos.

“Podem vir aí muitos mais Pedrógãos, mais Albergarias e mais Oliveiras de Azeméis se os responsáveis políticos deste país não fizerem um acordo de regime para procurar soluções para ter uma floresta diferente”, afirmou.

Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingiram sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas. 
Tópicos
PUB