Mais de metade das unidades de turismo com medidas para reduzir consumo de energia e água

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 23 nov (Lusa) -- Mais de metade dos empreendimentos turísticos portugueses adotou, no ano passado, medidas para reduzir o consumo de energia e água e para gerir os resíduos de forma eficiente, revela um estudo do Turismo de Portugal hoje divulgado.

Segundo o estudo, que teve por base um inquérito sobre as boas práticas ambientais junto de mais de mil empreendimentos turísticos, são as unidades de quatro e cinco estrelas instaladas sobretudo na região de Lisboa que lideram esta transformação ao nível da energia, água e resíduos.

O inquérito, a que agência Lusa teve acesso, indica também que a área da energia é aquela que denota maior sensibilização dos empresários para a aplicação de boas práticas.

Mais de 60 por cento das unidades hoteleiras inquiridas implementam medidas de racionalização da iluminação, isolamento e climatização e um em cada cinco empreendimentos usa energia solar para aquecimento da água, adianta o relatório.

De acordo com o estudo do Turismo de Portugal, quase todos os estabelecimentos têm iluminação "mais eficiente", cerca de 87 por cento (%) disponibiliza climatização regulável, três em cada quatro (73%) têm sistemas "eficientes" de ar condicionado e mais de metade tem isolamento térmico e acústico.

Entre as fontes de energia, o gás natural é o que regista maior adesão, estando presente em 40% dos empreendimentos e em mais de metade dos hotéis de quatro e cinco estrelas.

O inquérito concluiu igualmente que foi na área da redução do consumo de água que se registou uma maior evolução relativamente a 2009. Mais de metade(54 %) tem medidas de redução de consumo, nomeadamente mudança de toalhas e lençóis a pedido dos clientes e o uso de dispositivos para redução do caudal de água.

O estudo salienta também que o número de empreendimentos turísticos que criou medidas para melhor gestão dos resíduos aumentou em relação a 2009, sendo já metade dos estabelecimentos.

Segundo o Turismo de Portugal, todos os hotéis de cinco estrelas e pousadas fazem já a separação por triagem, havendo espaço "para evoluir na colaboração dos hóspedes", cerca de um terço das unidades disponibilizam produtos recarregáveis e não descartáveis e 42,1 por cento dos hotéis fazem compostagem dos resíduos orgânicos.

O relatório indica ainda que um em cada quatro empreendimentos tem certificação ambiental e de qualidade, sendo as pousadas as que mais aderem a estes processos, sobretudo as situadas no Alentejo, Açores e região Centro.

O Turismo de Portugal refere que as conclusões do inquérito "Impacte Ambiental e Responsabilização Social dos Empreendimentos turísticos" revelam "o contributo crescente das unidades de alojamento para afirmar Portugal como destino turístico sustentável".

O relatório, que o Turismo de Portugal considera "pioneiro a nível mundial no setor e na administração pública portuguesa", analisa a evolução do desempenho das boas práticas na energia, água e resíduos nos empreendimentos turísticos de Portugal.

Tópicos
PUB