Maioria dos portugueses não confia na justiça

por João Alexandre - Antena 1

Foto: Paulo Domingos Lourenço - RTP

Uma sondagem da Universidade Católica, para a Antena 1, RTP e jornal Público revela que os portugueses desconfiam da Justiça.

Em relação ao processo que ditou a demissão do primeiro-ministro, a esmagadora maioria dos inquiridos considera que a Procuradoria-Geral da República deve explicações ao país.

Esta sondagem revela também que mais de metade dos portugueses não acreditam na independência ao sector da justiça.

Ficha técnica

Este inquérito foi realizado pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público entre os dias 15 e 24 de novembro de 2023. O universo alvo é composto pelos eleitores residentes em Portugal. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente a partir duma lista de números de telemóvel, também ela gerada de forma aleatória. Todas as entrevistas foram efetuadas por telefone (CATI). Os inquiridos foram informados do objetivo do estudo e demonstraram vontade de participar. Foram obtidos 1102 inquéritos válidos, sendo 41% dos inquiridos mulheres. Distribuição geográfica: 31% da região Norte, 20% do Centro, 33% da A.M. de Lisboa, 7% do Alentejo, 5% do Algarve, 2% da Madeira e 2% dos Açores. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população por sexo, escalões etários e região com base no recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 31%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1102 inquiridos é de 3,0%, com um nível de confiança de 95%.

PUB