Lipor tem programa para reduzir resíduos orgânicos produzidos pelos clientes de restaurantes

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 25 Nov (Lusa) - Ao projecto Menu "Dose Certa", uma iniciativa inédita da Lipor, apenas aderiu um restaurante, em Espinho, que através de uma ementa equilibrada tenta reduzir a quantidade de resíduos orgânicos produzidos pelos clientes.

"Com o projecto Menu `Dose Certa` queremos reduzir os resíduos alimentares provenientes das travessas e pratos dos clientes dos restaurante", explicou à Lusa Catarina Almeida, responsável pelo projecto do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR).

A iniciativa conta apenas com um restaurante aderente, o Cristal, em Espinho, no qual foi realizada a monitorização da quantidade efectiva de resíduos alimentares.

"A ideia foi propor aos restaurantes a elaboração de um menu equilibrado, quer em termos de quantidade de alimentos, quer em termos de valor nutricional, e desta forma, não originar desperdício alimentar, disse a responsável.

O projecto Menu "Dose Certa" pretende reduzir, por ano, 48,5 quilos de resíduos alimentares por cliente.

"Se cada pessoa fizesse pelo menos uma refeição no restaurante aderente, ao fim de um ano, seria possível reduzir um valor bastante relevante", afirmou a responsável pelo projecto.

Catarina Almeida defende que é necessário "mudar mentalidades e hábitos" já que as pessoas "ainda não estão muito sensibilizadas para estas questões".

Esta iniciativa está incluída no projecto da Lipor que pretende reduzir em 100 quilos, até 2011, a produção anual de resíduos por habitante.

Para chamar a atenção das pessoas para este problema estão previstas cerca de uma centena de iniciativas durante a Semana Europeia da Prevenção, que se realiza este ano pela primeira vez.


PUB