A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem apresentado uma frequência relativa "marcadamente crescente", estimando-se que já seja dominante em Portugal. O número de casos em Portugal continua a aumentar. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções, o valor mais elevado dos últimos meses. A procura pela linha saúde 24 quase triplicou nas últimas três semanas.
"Após a sua primeira deteção na semana 13 (28 de março a 3 de abril), a linhagem BA.5 tem apresentado uma frequência relativa marcadamente crescente, estimando-se que já seja dominante em Portugal (frequência relativa estimada de 63,6% ao dia 15 de maio)", salienta-se no relatório sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, publicado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge (INSA).
Portugal é o país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 7 dias. O segundo país europeu com maior incidência é a Alemanha mas Portugal regista três vezes mais novos casos.
Em relação aos mortos, Portugal é o terceiro país com mais mortes por milhão de habitantes. Fica atrás da Finlândia e Nova Zelândia.
O número de casos continua a aumentar em Portugal, aliás. Esta segunda-feira houve quase 34 mil novas infeções. É o valor mais elevado dos últimos meses.
O número de chamadas atendidas já ultrapassou mesmo todas as chamadas feitas durante o ano passado.
Durante os 12 meses de 2021 foram atendidas cerca de 6 milhões e 70 mil chamadas. Em apenas 5 meses deste ano já foram atendidas 6 milhões e 100 mil chamadas.
Plano de contingência no hospital de S. João
O Hospital de S. João pode subir plano de contingência já esta quarta-feira.
A afluência às urgências e o aumento dos casos pode levar o Hospital a ativar o nível 3 de contingência, que pode ter implicações na atividade cirúrgica programada.
O Hospital tem neste momento 80 doentes internados com covid-19 e há bastantes profissionais de saúde infetados e por isso ausentes do serviço.
A Ministra da Saúde dizia na semana passada que o aumento de casos era esperado e que as medidas são avaliadas de acordo com a situação, não estando afastado um cenário de aumento das restrições.
c/ Lusa