Líder dos Super Dragões. Fernando Madureira detido em operação da PSP no Porto
Fernando Madureira, o número um da claque do Futebol Clube do Porto, foi esta quarta-feira detido durante uma operação desencadeada pela Polícia de Segurança Pública na invicta, apurou a RTP. As autoridades fizeram buscas nas casas de outros elementos dos apoiantes portistas e fizeram mais de uma dezena de detidos, incluindo a mulher do líder dos Super Dragões.
Cerca das 11h00, as buscas continuavam em curso, com a participação de elementos da PSP e da investigação criminal, mas o centro das operações era a casa de Fernando Madureira. A RTP apurou que foram detidos pelo menos 12 suspeitos, incluindo Sandra Madureira, mulher do líder dos Super Dragões, e foram apreendidos pelo menos dois automóveis deste. Segundo fonte policial, foi também detido Vítor Catão, adepto do FC do Porto e antigo presidente do São Pedro da Cova. Entre os detidos estão ainda um atual e um ex-funcionário do clube. As autoridades escoltaram Fernando Madureira em direção ao DIAP. A RTP apurou também que, até agora, a PSP apreendeu mais de 30 mil euros, embora a contabilização ainda não esteja fechada.
Por sua vez, em comunicado, a Procuradoria-Geral da Repúbica do Porto confirmou que "se investigam os incidentes na assembleia geral do Futebol Clube do Porto" de dia 13 de novembro.
A mesma fonte adianta que "foram executadas diligências de investigação compreendendo, entre o mais, buscas domciliárias e não domiciliárias.
"Foram também operadas 12 detenções fora de flagrante delito".
O Ministério Público, é acrescentado, apresentará na quinta-feira "os detidos para primeiro interrogatório judicial, promovendo a aplicação de medidas de coação".
A PGR do Porto refere ainda que está em causa a "prática dos crimes de ofensa à integridade física no âmbito de espectáculo desportivo ou em acontecimento relacionado com o fenómeno desportivo, coacção agravada, ameaça agravada, instigação pública a um crime, arremesso de objeto ou de produtos líquidos e atentado à liberdade de informação".