Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Líder do PS manifesta "total repúdio" por ataque em escola de Azambuja

por Lusa

O secretário-geral do PS expressou "total repúdio" pelo ataque hoje ocorrido numa escola de Azambuja, em que seis alunos foram esfaqueados por um colega, e salientou que a segurança das crianças tem de estar acima de tudo.

Seis alunos de uma escola básica do concelho de Azambuja, no distrito de Lisboa, foram esfaqueados por um colega. Um deles ficou em estado grave e foi transportado para o hospital.

"Expresso o meu total repúdio pelo ataque ocorrido hoje na Escola Básica da Azambuja. Aos alunos feridos, desejo rápidas melhoras e total recuperação", escreveu Pedro Nuno Santos na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Na sua mensagem, Pedro Nuno Santos manifestou a sua "solidariedade a toda a comunidade escolar, partilhando da consternação face a este ato violento e inadmissível".

"A segurança das nossas crianças tem de estar acima de tudo", acrescentou o líder dos socialistas.

Antes, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou e repudiou e afirmou que "nenhumas circunstâncias podem legitimar um tal ato de violência".

"A família, como a escola, a comunidade local e outras instituições essenciais para a nossa vida comum não podem ser dominadas pela violência, pela agressão, pela violação dos direitos das pessoas, de todas as pessoas, nem qualquer violação destes pode justificar a violência. E tudo devemos fazer para que comportamentos como o vivido hoje, envolvendo a agressão física a colegas, professor e outro trabalhador da escola, se não repitam", frisou o chefe de Estado.

Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, reagiu a esta situação através da sua conta na rede social X, condenando o ataque, que classificou como "um ato isolado e um fenómeno estranho à sociedade portuguesa", mas que "deve fazer refletir com sentido de responsabilidade todos os que atuam no espaço público".

Tópicos
PUB