Juiz conselheiro Henrique Araújo eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça

por RTP
Imagem de arquivo Pedro A. Pina

O juiz conselheiro Henrique Araújo foi eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Eram três os candidatos nas eleições desta terça-feira. Henrique Araújo tem 67 anos e era juiz na 6ª secção cível.

Ainda como candidato, afirmou que os próximos tempos serão exigentes para o sistema judicial devido aos "efeitos devastadores da pandemia (de covid-19) na vida das famílias e das empresas" que "vão exigir um enorme esforço de adaptação e reforço das estruturas judiciais" para dar resposta ao "inevitável aumento da procura".

Propôs uma gestão moderna, transparente e participada dos recursos materiais e humanos, a revisão do modelo de funcionamento dos serviços de assessoria, promoção de debates sobre temas jurídicos da atualidade e uma melhor comunicação do tribunal com o exterior.

O presidente do Supremo Tribunal lidera, por inerência, o Conselho Superior da Magistratura.

O atual presidente, juiz-conselheiro António Piçarra, abandona ambos os cargos a 18 de maio, dia em que faz 70 anos e se jubila da magistratura.
Eram candidatos a vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Maria dos Prazeres Beleza e os juizes conselheiros Henrique Araújo e António Alexandre Reis.

c/ Lusa
PUB