Ana Sofia Rodrigues - RTP
Toma posse esta terça-feira o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça. João Cura Mariano sucede a Henrique Araújo e torna-se na quarta figura do Estado, a seguir ao presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro.
Ao ser eleito para presidir ao Supremo, Cura Mariano passa a ser também, por inerência, presidente do Conselho Superior da Magistratura.
Na leitura do presidente da Associação Sindical de Juízes, o desafio de presidir ao topo da hierarquia dos tribunais judiciais é, hoje em dia, um desafio maior, por vários motivos. Cura Mariano foi juiz do Tribunal Constitucional, exerceu funções de desembargador nos Tribunais da Relação de Coimbra e do Porto e fez parte do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República.
Tem 67 anos e à semelhança do que aconteceu com Henrique Araújo não vai poder concluir o mandato por atingir o limite de idade - 70 anos.
O Supremo Tribunal é o tribunal superior da hierarquia dos tribunais judiciais em Portugal.
Se o presidente da República ou o primeiro-ministro cometerem algum crime no exercício de funções, é ao Supremo que cabe o julgamento destes casos. Ao Supremo Tribunal de Justiça cabe também a missão de uniformizar a jurisprudência.