Se em Londres o dia de quinta-feira ficou marcado pela demissão de Liz Truss ao fim de 45 dias de mandato, em Lisboa destacou-se a comparação que os liberais fizeram entre a primeira-ministra britânica demissionária e José Sócrates, acabando o Iniciativa Liberal por se tornar alvo de críticas da esquerda.
“Não funciona em Portugal e é até a anedota internacional”.
Depois da demissão da primeira-ministra do Reino Unido, eram esperadas algumas reações internacionais e, no cenário político português, em particular por parte do IL, que se manifestou a favor de algumas políticas defendidas pelo Partido Conservador britânico, como a redução da tributação para quem tiver salários maiores.
Em resposta ao deputado do BE, Bernardo Blanco começou por criticar a "piada" da esquerda no debate parlamentar.
“O senhor deputado veio falar do Reino Unido porque não tinha lido nada sobre o gás”, afirmou o deputado liberal, referindo-se ao tema da crise energética que estava em debate no Parlamento.
Mas sobre o Reino Unido, continuou, “a curta política, felizmente, do Partido Conservador foi descer impostos e baixar despesa”.
📉🇬🇧 POLÍTICA ECONÓMICA CATASTRÓFICA
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) October 20, 2022
O partido conservador inglês ao tentar ser socialista e liberal ao mesmo tempo transformou-se num Frankenstein político com tempo de vida de 45 dias.
+ pic.twitter.com/vLtaezzhRx
Para o Iniciativa Liberal, que apoiou anteriormente algumas medidas conservadoras, o partido de Liz Truss e Boris Johnson, “ao tentar ser socialista e liberal ao mesmo tempo, transformou-se num Frankenstein político com tempo de vida de 45 dias”.
“Não é essa a política IL: é preciso baixar impostos e cortar despesa”, escreveu o partido no Twitter.
A seguir ao debate parlamentar, o partido continuou a tentar distanciar-se das medidas defendidas pelo Governo de Truss, voltando a comparar a governante britânica ao ex-primeiro-ministro português, com uma publicação nas redes sociais que está a gerar polémica.
"Face a uma crise internacional, aumentar descontroladamente os gastos do Estado e a dívida pública, na ordem dos "tens of billions" em apoios públicos? Já passámos por essa irresponsabilidade em Portugal com o PS”.
“No, thanks. Never again! Bye, Liz Truss”, concluiram os liberais numa mensagem acompanhada por uma imagem com a fotografia de Sócrates e Truss.
❓ Face a uma crise internacional, aumentar descontroladamente os gastos do Estado e a dívida pública, na ordem dos "tens of billions" em apoios públicos?
— Iniciativa Liberal (@LiberalPT) October 20, 2022
Já passámos por essa irresponsabilidade em Portugal com o PS.
No, thanks. Never again!
Bye, Liz Truss. pic.twitter.com/mJ3YCxbFSP