INEM e vários hospitais ativaram planos de contingência

por RTP
Foto: João Marques - RTP

Os hospitais asseguraram cirurgias urgentes, urgências e cuidados neonatais com recurso a geradores. Em várias unidades foi acionado o plano de contingência e toda a atividade clinica não urgente foi suspensa.

Em causa está uma lógica de otimização dos recursos disponíveis em Lisboa, Porto e Coimbra. As urgências, os cuidados oncológicos, cuidados intensivos ou as cirurgia foram assegurados.
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade

Na Guarda, a Comissão de Catástrofe esteve reunida. À RTP a Unidade local de Saúde confirma que se registaram alguns constrangimentos durante o dia, mas sem consequências para os utentes.

Também os hospitais privados e do setor social pararam a assistência não essencial.

Nos cuidados primários, a situação é mas delicada, pois muitos centros de saúde não têm geradores para a rede de frio, impedindo a conservação de fármacos.

A solução passou por tentar concentrar os stocks em unidades com frigoríficos e transferir as doses para os hospitais.
PUB