Foto: Andreia Filipa Novo - RTP
Em entrevista à RTP3, o ministro da Agricultura garantiu que o Governo tudo vai fazer para os que foram afetados pelos incêndios tenham acesso aos fundos europeus. Passada uma semana dos grandes incêndios nas zonas norte e centro, José Manuel Fernandes explicou que ainda é cedo para saber quais os custos dos prejuízos.
Sobre quando as verba vão chegar aos que foram afetados, o ministro da Agricultura acredita que todas as medidas serão aceleradas e que ninguém vai ser abandonado.
"Faço uma apelo aos autarcas ajudem as nossas equipas que estão no terreno do ICNF para a estabilização de emergência. Agora temos as chuvas e só podemos lançar o concurso quando houver um relatório de cada incêndio".
José Manuel Fernandes garantiu também que o Governo, desde o mês de maio, que trabalha num Pacto Nacional de Florestas.
Sobre os fundos europeus, o ministro afirmou que "tudo o que foi atingido é para ser recuperado e fica aqui uma palavra de ânimo para os portugueses, àqueles que trabalham na agricultura, que trabalha no mundo rural".
José Manuel Fernandes acredita que a Comissão Europeia vai disponibilizar a cem por cento os recursos. Apesar de ainda não saber o que vai ser dado a Portugal, o ministro volta a garantir que o próximo Orçamento do Estado para 2025 vai pagar o remanescente.