Incêndios em Nelas e Ourém dominados durante a madrugada

por RTP
EPA

Os incêndios em Nelas, no distrito de Viseu, e Ourém, distrito de Santarém, foram dados como dominados durante a madrugada desta quinta-feira. O fogo em Nelas provocou ferimentos a seis pessoas.

Ambos os fogos tinham deflagrado durante a tarde de quarta-feira.

O incêndio em Ourém deflagrou às 18h33 em Estreito, Urqueira, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

O incêndio está já em fase de resolução. No terreno continuam mais de 600 operacionais, 185 viaturas e cinco máquinas de rasto.

O vento tem sido uma das principais preocupações.

Na quarta-feira, as chamas avançaram a mais de um quilómetro por hora e algumas casas chegaram a estar ameaçadas, mas nenhuma foi atingida.


O comandante sub-regional do Médio Tejo explicou que duas habitações foram evacuadas e foi preciso encontrar local para algumas pessoas passarem a noite.
Seis feridos no incêndio de Nelas
O incêndio em Nelas, no distrito de Viseu, foi também dado como dominado ao inicio da madrugada e está nesta altura em fase de rescaldo.

No terreno continuam 263 operacionais, 94 veículos e quatro máquinas de rasto. O incêndio destruiu cerca de mil hectares de mato. O presidente da Câmara Municipal de Nelas fala em "coincidências anómalas" que podem indiciar fogo posto.

O fogo que deflagrou durante a tarde de quarta-feira na localidade de Senhorim e provocou ferimentos ligeiros a seis pessoas - quatro bombeiros e dois civis
.

Durante a tarde de quarta-feira, o segundo comandante sub-regional de Viseu explicou que dois bombeiros foram transportados para o Hospital de Viseu com "ferimentos de trauma".

O comandante nacional da Autoridade de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, disse esta manhã em conferência de imprensa que neste momento há um total de 16 ocorrências registadas com assistência médica quer em Nelas, quer em Ourém. Todos eles são feridos ligeiros.

O fogo em Nelas também ameaçou casas e um acampamento e 16 pessoas tiveram de passar a noite no pavilhão municipal. Todas estas pessoas já regressaram, entretanto, a casa.
Mobilizados 480 bombeiros de reforço
Esta quinta-feira, mais de 40 concelhos de cinco distritos estão com perigo máximo de incêndio. A situação mais preocupante é no interior norte e centro e também no Algarve

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Face ao alerta especial vermelho, André Fernandes anunciou que foram mobilizados 14 grupos de reforço, no total de 480 bombeiros e cinco máquinas de rasto.

“No total, há um reforço especializado de 627 operacionais”, afirmou.
PUB