A rede de bibliotecas municipais de Cascais vai ser alargada a partir de sábado com a inauguração de um novo equipamento em S. Domingos de Rana, uma iniciativa que visa assinalar o Dia Mundial do Livro.
Segundo um comunicado da autarquia, a Biblioteca Municipal de Cascais - S. Domingos de Rana, a primeira a ser construída de raiz no concelho, representou um investimento de 2,3 milhões de euros e pretende ser abrangente e diversificada.
Com a abertura deste novo espaço, eleva-se a quatro o número de bibliotecas municipais existentes no concelho de Cascais, nomeadamente, a Biblioteca Municipal Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, a Biblioteca Municipal Matilde Rosa Araújo - Alcabideche e a Biblioteca Infantil e Juvenil.
A biblioteca de S. Domingos de Rana, refere o comunicado, afirma-se como um verdadeiro pólo descentralizado da actividade cultural do concelho.
Ao utilizador da biblioteca são disponibilizados espaços de leitura, onde podem ser consultados os mais diversos tipos de livros e documentos, desde os formais (em papel) aos virtuais (Internet).
Instalada numa zona calma e acessível, perto da Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, a biblioteca oferece ainda uma sala multi-usos, onde pode visitar-se uma exposição, uma área infantil e juvenil, onde as crianças se podem entreter a ler, desenhar ou brincar, um auditório e uma cafetaria.
Classificada pela autarquia como "Obra do século XXI", a Biblioteca Municipal de Cascais - S. Domingos de Rana vai ser inaugurada sábado, pelas 11:00, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, e do presidente da Câmara, António Capucho.