IGAI abre processo administrativo sobre operação policial no Martim Moniz

por RTP
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um processo para investigar os contornos da operação policial da semana passada no Martim Moniz, em Lisboa. A operação, durante a qual dezenas de pessoas foram encostadas à parede e revistadas pela polícia na via pública, tem gerado controvérsia.

Até ao momento, a IGAI não recebeu qualquer queixa quanto ao modo de atuação da polícia. Ainda assim, este organismo decidiu avançar com um processo de investigação.
Erro 100

error on HTML5 media element

Este conteúdo está neste momento indisponível

100%
Volume
00:00/00:00
Qualidade
A PSP também já tinha garantido, em conferência de imprensa um dia depois da operação, que os agentes respeitaram a dignidade de todas as pessoas e que os cidadãos foram identificados, independentemente de serem portugueses ou estrangeiros.

Em resposta à RTP, a Direção Nacional da PSP refere, porém, que desconhece a abertura de qualquer processo relacionado com a operação no Martim Moniz e acrescenta que até ao momento não foi contactada pela IGAI a pedir qualquer informação ou esclarecimento.

A Inspeção-Geral da Administração Interna tem como missão investigar as entidades públicas deste setor, como é o caso das forças de segurança.

A atual ministra, Margarida Blasco, já exerceu funções enquanto inspetora-geral da Administração Interna.
PUB