"Hot Stuff" celebrizou Donna Summer

A cantora norte-americana Donna Summer, popularizada nos anos 1970 na música disco, morreu hoje aos 63 anos na Florida, Estados Unidos, anunciou a publicação norte-americana na Internet TMZ.

Marcos Celso com Lusa /
De acordo com a publicação, a mesma que noticiou em 2010 a morte de Michael Jackson, Donna Summer morreu vítima de cancro, numa altura em que prepara um novo álbum.

Donna Summer, nome artístico de LaDonna Adrian Gaines, nascida em Boston a 31 de dezembro de 1948, iniciou-se num coro gospel, tal como nuitas outras cantoras afro-americanas. Estudou em Nova Iorque, mas, no final da década de 1960, mudou-se para a Europa, integrando o musical "Hair".

Gravou o primeiro disco em 1971, já como Donna Summer, adaptando o apelido do marido alemão com quem casou.

Na carreira a solo, Donna Summer interpretou temas como "I feel love", "Love to love you baby" ou "Last Dance", que já tiveram sucessivas versões por diversos artistas.

Distinguida com cinco prémios Grammy, era conhecida ainda hoje como "a rainha da disco", género musical que a popularizou na década de 1970.

Além de reconhecimento internacional, o sucesso trouxe a Donna Summer problemas de ansiedade e depressão, reconhecidos nas décadas seguintes num livro de memórias no qual admitiu que tentou várias vezes o suicídio e a levou ao consumo excessivo de medicamentos.


PUB