Hospital de São João implementa projeto "Ligue Antes, Salve Vidas"

por Marta Pacheco - Antena 1

Fotografia: Hospital de São João

A maior unidade hospitalar do norte, o Hospital de São João, no Porto, começa esta terça-feira a implementar o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas". Antes de se deslocarem às urgências deste hospital, os utentes devem contactar a linha telefónica SNS24, para referenciação prévia.

A diretora do serviço de urgência, Cristina Marujo, explica que o objetivo é evitar a pressão dos serviços com casos não urgentes e encaminhá-los para um atendimento mais adequado a cada situação.

Esta mudança no acesso às urgências do São João, no Porto, já foi implementada em vários hospitais do país. É o caso de Loures, onde, em 15 dias, foram evitadas mais de 500 idas à urgência do Hospital Beatriz Ângelo.

A repórter Marta Pacheco constatou que há quem se desloque à unidade hospitalar sem ligar primeiro para a Linha SNS24, mas também já há quem o faça.
A ULS Loures Odivelas tem apostado num trabalho de prevenção, com uma forte campanha de vacinação para a gripe, covid e até para o vírus sincicial respiratório.

A Unidade garante estar apostos e diz que até ao momento não foi preciso acionar qualquer nível de alerta do plano de contingência de inverno, em vigor desde o dia 1 de novembro.

Uma medida que o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares avalia como útil e alivia a pressão nos serviços de urgência.

Xavier Barreto diz à Antena 1 que esta alteração de paradigma também beneficia os utentes.

É uma medida central, diz Xavier Barreto, principalmente nesta altura do inverno, quando há mais infeções respiratórias e pressão sobre as urgências.

PUB