Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Horário de inverno. Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada

por RTP
Quando forem 2h00, os relógios devem ser atrasados para a 1h00. Alexander Schimmeck - Unsplash

Portugal Continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de inverno.

Na madrugada de domingo, 29 de outubro, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira quando forem 2h00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 1h00.

Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1h00 da próxima madrugada, passando para as 00h00.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

A hora de verão foi introduzida pela primeira vez na Europa em plena Primeira Guerra Mundial com o objetivo de tentar reduzir o consumo de carvão. Ao longo das décadas seguintes, a prática foi novamente adotada durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde de novo, devido aos choques petrolíferos na década de 1970. Mas a mudança da hora não tinha acabado?
O regime mantém-se ainda que o Parlamento Europeu tenha aprovado em 2019 o fim destas alterações sazonais após proposta da Comissão Europeia.

A proposta em causa foi apresentada na sequência de uma consulta pública em que 4,6 milhões de cidadãos europeus defenderam o fim das alterações de horários. Em Portugal, apenas 0,33 por cento da população participou na votação.

Após a aprovação pelo Parlamento Europeu, a medida deveria ter entrado em vigor no ano de 2021. No entanto, a proposta não foi ainda aprovada pelo Conselho Europeu.

Para além de antigas divergências dos vários Estados-membros a respeito da mudança horária, o tema não tem sido uma prioridade nos últimos anos, perante a urgência de outros temas como a Covid-19 ou a guerra na Ucrânia.

O horário de inerno irá manter-se até 31 de março de 2024. Nessa altura, dá-se o regresso ao horário de verão, com os relógios a avançarem uma hora.

c/ Lusa

Tópicos
PUB