O presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou hoje em Macau que será uma "honra" para a capital portuguesa associar o seu nome ao Tratado Reformador da União Europeia, anunciado ao início da madrugada pelo primeiro-ministro Jsoé Sócrates.
"Com a diferença horária (de sete horas entre Portugal e Macau) foi a grande notícia do meu acordar", disse António Costa.
"Foi com muito prazer que liguei ao senhor primeiro-ministro a felicitá-lo por este grande sucesso que para a cidade de Lisboa será uma grande honra dar o seu nome para este Tratado fundamental para este relançar da União Europeia e para a modernização da União Europeia neste século XXI", acrescentou o presidente da Câmara de Lisboa.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou hoje que os líderes dos 27 chegaram a acordo sobre o novo Tratado Reformador da UE, que será formalmente assinado a 13 de Dezembro em Lisboa.
"Nasceu hoje o novo Tratado de Lisboa. É uma vitória da Europa", declarou o presidente em exercício da UE, em conferência de imprensa após a obtenção do acordo na Cimeira europeia de Lisboa, que termina hoje ao fim da manhã.
Para José Sócrates, o acordo sobre o novo Tratado permite à UE "vencer a sua crise institucional, dando um importante passo para a sua afirmação".
"A Europa sai mais forte para assumir o seu papel no mundo e resolver os problemas da economia e dos seus cidadãos", disse, tendo ao seu lado o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.