Grupo Vita recebeu 40 pedidos de ajuda no período de dois meses

por Antena 1

Foto: IV Horton - Unsplash

São pedidos por parte de vítimas de abuso sexual por elementos da Igreja Católica. Foi no final de maio que este Grupo disponibilizou o atendimento telefónico e desde aí ouviu vários testemunhos na primeira pessoa, explicou hoje à Antena 1 a coordenadora, Rute Agulhas, que falou ainda do encontro do Papa Francisco com vítimas de abusos.

O Grupo VITA foi criado para acompanhar e prevenir situações de abuso sexual no contexto da Igreja Católica, em Portugal, depois de terminado o trabalho da Comissão Independente, que investigou esses casos.

Ouvida, esta manhã, na Emissão Especial da Antena 1, a propósito da Jornada Mundial da Juventude, Rute Agulhas falou, também, sobre o encontro do papa Francisco com 13 vítimas portuguesas.

A coordenadora do Grupo Vita explicou, ainda, que nem todas as vítimas quiseram participar no encontro com o papa, por vários motivos. Algumas não quiseram expor-se, outras por descrença em relação à Igreja.

Francisco recebeu 13 vítimas na Nunciatura Apostólica, num momento privado, logo no primeiro dia em que chegou a Portugal.
PUB