Grupo de especialistas pede reabertura de creches e pré-escolar em carta aberta

por Antena 1

O Governo quer dar tempo ao tempo, antes de partir para o desconfinamento gradual do país. Mas um grupo de especialistas considera que já está na hora de preparar a reabertura das creches e do pré-escolar. Através de uma carta aberta, este conjunto de epidemiologistas e virologistas apontam o início de Março como a altura indicada para esse regresso à atividade e também sugerem várias medidas para que os alunos possam voltar à escola, de forma segura.

A carta aberta pede, já daqui a uma semana, a reabertura das creches e do pré-escolar, seguido do regresso faseado à escola, dos alunos do 1º e 2º ciclo.

São mais de 100 os subscritores deste documento, entre virologistas, epidemiologistas, professores, diretores de escolas. Pedro Simas Henrique Barros, Margarida Tavares, Susana Peralta são alguns dos subscritores desta carta aberta.

O virologista Pedro Simas é um dos subscritores desta carte aberta. Considera que os portugueses foram exemplares nesta terceira vaga e que este é o momento certo para iniciar o desconfinamento, que deve começar pelas escolas, dado o impacto social que o encerramento tem.

Pedro Simas considera que os números são animadores para as próximas semanas. Estamos no ponto em que manter o confinamento já não faz baixar o número de novas infeções, mas avisa o desconfinamento deve ser feito com um cuidado extremo.


pub