Greve dos professores. Marçal Grilo apela a "negociação séria e serena" entre Governo e sindicatos

por RTP

Eduardo Marçal Grilo, ministro da Educação entre 1995 e 1999, analisou esta segunda-feira o momento atual de paralisação dos professores e o estado da escola pública.

Em declarações na RTP3, o ex-ministro pediu ao Governo para que responda às reivindicações dos professores, mas alertou para os perigos de uma "luta" e "competição" entre sindicatos.

O antigo governante reconheceu que o Governo tem muitas limitações nestas negociações, mas que é necessário "colmatar algumas das deficiências e dificuldades na vida do professor".

O ex-governante sublinhou que o professor tem uma vida "muito complexa e muito difícil", pelo que urge combater a precariedade e a "grande instabilidade" desta profissão.

Apelou também a que partidos como o PS e o PSD cheguem a consensos em matérias de educação de forma a garantir estabilidade e evitar situações de conflito.

Eduardo Marçal Grilo considerou ainda necessário que haja um esforço para melhorar a atratividade da carreira de professor, à imagem do que foi feito pela Finlândia ou nos Estados Unidos, por exemplo.
PUB