O Executivo exclui declarar "para já" a situação de alerta devido aos incêndios, revelou esta segunda-feira o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro invocou a resposta do dispositivo e as condições meteorológicas para justificar a posição.
"Quer pela resposta do dispositivo, quer pelo número de incêndios, quer pela alteração que parece ser positiva do movimento dos ventos e também porque tem havido, de ontem para hoje, uma relativa reposição da humidade noturna, para já não vai ser determinada a situação de alerta", afirmou o governante aos jornalistas.
José Luís Carneiro, que falava após o balanço da operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude, que chegou ao fim no domingo, sustentou ainda que o dispositivo de combate a incêndios "está mostrar eficiência".
Antena 1"O dispositivo está a conseguir demonstrar capacidade na resposta aos incêndios, apesar de termos tido dois grandes incêndios e de maior dimensão de área ardida", apontou o ministro da Administração Interna, referindo-se às situações em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e Ourém, no distrito de Santarém.
No domingo, a secretária de Estado da Proteção Civil havia dito que Governo estava a ponderar declarar situação de alerta.