Atualmente, tal como em Portugal, o máximo permitido é 0,5 gramas por litro de sangue. Mas o ministro espanhol do Interior anunciou a intenção de passar este limite para 0,2. O grande objetivo é reduzir a sinistralidade rodoviária.
No último verão, mais de 240 pessoas morreram em Espanha em acidentes nas estradas.
Na leitura do Presidente da Prevenção rodoviária Portuguesa, Alain Areal, esta é uma medida que deve ser estudada também em Portugal, tendo em conta os resultados positivos da medida já implementada noutros países da europa como Noruega, Estónia, Suíça e Polónia.
Alain Areal considera que a implementação da medida noutros países aumenta a pressão para que também em Portugal esse máximo seja alterado.
Ouvido, também esta manhã, pela Antena 1, o presidente do Automóvel Clube de Portugal diz que esta avaliação faz todo o sentido.
Carlos Barbosa sugere, até, que se vá mais longe e que as penas para quem conduz sob efeito de álcool sejam agravadas.
Também a Estrada Viva - Liga de Associações pela Cidadania Rodoviária, Mobilidade Segura e Sustentável olha para a redução da taxa de álcool no sangue como uma medida urgente.
Mário Alves diz que há vários estudos que mostram que a taxa de 0,5 interfere na condução segura.
Carlos Barbosa sugere, até, que se vá mais longe e que as penas para quem conduz sob efeito de álcool sejam agravadas.
Também a Estrada Viva - Liga de Associações pela Cidadania Rodoviária, Mobilidade Segura e Sustentável olha para a redução da taxa de álcool no sangue como uma medida urgente.
Mário Alves diz que há vários estudos que mostram que a taxa de 0,5 interfere na condução segura.