O Governo expressou hoje "profundo pesar" pela morte do presidente da Câmara de Viseu, o social-democrata António Almeida Henriques.
Em comunicado oficial, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, "endereçam ao município de Viseu e à família e amigos os sentidos pêsames".
Os governantes recordam o autarca como "um homem que dedicou a vida à causa pública e ao interesse nacional", seja como deputado à Assembleia da República e como secretário de Estado e, mais recentemente, como presidente da Câmara Municipal de Viseu e vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
O militante social-democrata desde a década de 1980, vítima de covid-19 aos 59 anos, era ainda presidente da secção de `Smart Cities` (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).
Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.
Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.