Governo e Protecção Civil garantem que o país está mais bem preparado para o combate aos incêndios. Há 10.700 operacionais a postos e 55 meios aéreos disponíveis. Face ao aumento previsto da temperatura, que pode ultrapassar os 40 graus nalgumas regiões, já há meios de prevenção no terreno.
Todo o interior do Continente está em alerta especial. A Protecção Civil garante que um ano depois o país está capaz de combater melhor os incêndios.
Tendo em conta as previsões do brusco aumento de temperatura para esta semana, Proteção Civil, Direção-Geral da Saúde e Meteorologia estiveram juntos numa conferência de imprensa para alertar para a situação.
Nos próximos dias o risco de incêndio é muito elevado. É no interior do país que as condições são mais desfavoráveis.
O Governo realça, por outro lado, que nunca Portugal teve um dispositivo de combate aos incêndios tão grande: 55 meios aéreos disponíveis no Continente e um na Madeira. Perante a onda de calor a caminho, os dois aviões que estavam na ajuda ao combate aos incêndios na Suécia vão regressar.
Quinta-feira é o dia mais quente. A Proteção Civil reforçou as ações de monitorização da floresta e há bombeiros pré-posicionados, numa semana de muito calor, onde se prevêem temperaturas que no interior podem chegar aos 45 graus.