Governo aprova investimento de 900 milhões de euros da Portucel em Setúbal

por Agência LUSA

O Conselho de Ministros aprova hoje o contrato de investimento de 900 milhões de euros da empresa Portucel para a construção de uma nova fábrica na Mitrena, concelho de Setúbal, disse à agência Lusa fonte do Governo.

"Este investimento, para a modernização das unidades industriais do grupo Portucel, é mais um sinal de confiança na economia portuguesa", referiu a mesma fonte.

De acordo com dados da empresa, a nova fábrica da Portucel será quase totalmente constituída pela aquisição de uma nova máquina de grandes dimensões, que terá capacidade para produzir cerca de 500 mil toneladas de papel por ano.

Do total de investimento de 900 milhões de euros, 490 milhões de euros serão destinados à aquisição da nova máquina de papel, que será a mais rápida produtora de papéis não revestidos no mundo, acrescenta a Portucel.

Segundo as estimativas do Governo, a unidade industrial da Mitrena irá permitir a criação de "355 postos de trabalho qualificados".

Ainda em termos laborais, o executivo calcula que serão necessários 1200 trabalhadores no "pico" da fase de construção da nova fábrica".

Em termos económicos, o Governo estima que a nova fábrica da Portucel "vai contribuir para aumentar as exportações portuguesas em cerca de 500 milhões de euros por ano, a partir de 2008".

PUB