A GNR registou desde as 00h00 do dia 18 de dezembro 2.160 acidentes, dos quais resultaram 11 mortos, 57 feridos graves e 634 ligeiros, segundo dados provisórios da operação "Natal e Ano Novo 2024/2025".
Voltou a subir o número de mortos na Operação Natal e Ano Novo da GNR, com mais uma vítima mortal nas últimas 24 horas. O capitão João Gaspar revela que são agora 11 as mortes na estrada devido a acidentes de viação desde sexta-feira passada.
Quase a chegar à passagem de ano, há muitas pessoas que vão fazer quilómetros nas estradas portuguesas. O capitão João Gaspar deixa alguns conselhos para estas próximas deslocações.
Segundo os últimos dados, desde sexta-feira foram detidas 345 pessoas devido a condução sob excesso de álcool.
Três pessoas morreram vítimas de atropelamento, uma na Rua da Ponte Pereiro, na localidade de Pedroso -- Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), outra na Autoestrada 19 em Leiria e outra na Rua Dr. Miguel F. Martins, na localidade de Oliveira do Bairro (Aveiro).
Das 13.569 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 3.536 por excesso de velocidade, 348 por excesso de álcool, 354 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinha.
A GNR iniciou no dia 18 de dezembro o reforço de patrulhamento durante o período de Natal e Ano Novo, incluindo ações nos locais de maior afluência de pessoas, zonas residenciais, de diversão, industriais e comerciais.
Paralelamente, estão a ser realizadas ações de fiscalização e de segurança rodoviária nas vias com maior fluxo de trânsito, para garantir que as festividades e as deslocações decorram em segurança em todo o território nacional.
c/Lusa