Freguesia dos Anjos (Lisboa) vai ter biblioteca e espaços para crianças e idosos

por Agência LUSA

A freguesia dos Anjos, em Lisboa, vai ter uma biblioteca, um auditório e uma sala de exposições com actividades para crianças e idosos, no âmbito de um protocolo hoje assinado com a Câmara Municipal.

De acordo com o protocolo celebrado pela vereadora da Juventude, Ana Sofia Bettencourt, a autarquia lisboeta cede à Junta de Freguesia dos Anjos dois espaços, com 1.100 metros quadrados, do Mercado Forno do Tijolo, junto à piscina municipal daquela freguesia.

"O objectivo é fazer um ponto de encontro inter-geracional. A freguesia dos Anjos tem uma população muito idosa, mas é muito visitada por jovens, que são netos desses idosos e que estudam e passam o dia na freguesia", explicou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Cal Gonçalves.

O autarca (PSD) adiantou que as instalações vão acolher uma biblioteca e um "espaço Internet", onde a população poderá explorar as novas tecnologias.

A nova infra-estrutura, onde existirão ainda espaços de leitura, será também visitada pelos estudantes das escolas do ensino básico e secundário da freguesia, além de instituições de apoio e jardins-de-infância.

O auditório e a sala de exposições vão acolher ateliês destinados à população idosa, funcionando como espaços para iniciativas de grupos de idosos e actividades da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos.

Os idosos poderão ainda participar em actividades destinadas aos mais jovens, como a leitura de histórias, afirmou o presidente da Junta de Freguesia.

Os serviços da autarquia também serão ali instalados.

O autarca estima que a biblioteca e o espaço Internet poderão estar a funcionar já no próximo Verão, dependendo a abertura das restantes infra-estruturas dos apoios da Câmara de Lisboa e do Ministério da Cultura, com o qual a Junta de Freguesia já iniciou contactos.


pub